sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Casa Abandonada - Cambará-PR

Logo do lado esquerdo de Cambará, considerando o sentido de Jacarezinho-Cambará, existe uma belíssima construção abandonada. Consta as inscrições "FST - 1926", Fazenda São Tomé. A data de fundação coincide com a expansão do café no norte do Paraná, além da data em que se terminava os ramais da estrada de ferro. Foi uma época de ouro, que foi impedida ou modificada por uma série de fatores históricos. Uma belíssima obra arquitetônica, pena não ter sido tombada e conservada, pois poderia atrair visitações. Logo restará apenas ruínas se não forem feitas manutenções. Fica aqui o registro.















































6 comentários:

  1. Ah, meu Deus, eu quero essa propriedade. Quem será o dono?

    ResponderExcluir
  2. Salvo melhor juízo, foi de Antônio Leôncio de Castro. Lembro de uns contos antigo que a primeira casa de verdade de madeira, em Cambará, fica pelo lado de cima de um conjunto residencial, tipo COHAB, e ainda tem o alicerce lá, perdido num mato, e que o proprietário JOÃO PEREIRA DE CAMARGO o (velho) enterrou muitas moedas de ouro por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Obrigado pelas informações.

      Excluir
    2. Há possibilidades de conhecer esse lugar e fazer um detectorismo?

      Excluir
  3. Ola, me chamo Marcelo e tenho um canal no youtube chamado Histórias enterradas e gostaria de conhecer esse lugar. Sou de Ourinhos-SP... Teria a possibilidade de me explicar melhor onde fica essa construção? Como encontrar no GPS. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir