Na cidade de Assaí, norte pioneiro do Paraná, conhecida por, em seu auge, ter sido palco de forte imigração nipônica, foi erigido um Castelo Japonês, onde há um museu em formação, salão para festas, entre outras coisas. O local é aberto ao público e a visitação é gratuita, funcionando, inclusive, aos sábados e aos domingos na parte vespertina. Vale a visita.
"Por iniciativa do Prefeito Miguel Ângelo Bomtempo, no intuito de homenagear a passagem de 100 anos da imigração japonesa no Brasil, idealizou a construção do Castelo de Assaí, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento local e, divulgação e preservação da cultura japonesa e, ao mesmo tempo, resgatar a história..." (Citação encontrada no Castelo).
O museu é interessante, demonstra os ciclos do desmatamento, da preparação da terra, o ciclo da café e do algodão, além de traços dos pioneiros. Certamente, uma ótima instrução cultural disponível a toda a família.
É digna de aplausos a iniciativa da construção do referido monumento, que visa, além de incrementar o turismo regional, valorizar a história e a cultura dos imigrantes da terra.
Que haja mais pessoas com ideais grandes em nossa região!
Primeiro Castelo Japonês do Brasil - Reportagem