segunda-feira, 8 de abril de 2024

Santa Tita - Primeira Santa da Igreja Ortodoxa Ucraniana da América Latina

Ícone Santa Tita e as 8 Crianças

A professora Maria Aparecida Beruski, conhecida entre os Ucranianos Ortodoxos, como a "mártir de Joaquim Távora", faleceu em 1986 junto com oito crianças na escola rural do Bairro Colônia São Miguel, município de Joaquim Távora, Estado do Paraná. 

É um história de dor e sofrimento, mas também de heroísmo, coragem, de fé e de exemplo de vida.

Segundo Jesus, não há exemplo maior de amor do que doar a vida por seus irmãos.

Maria Aparecida consumou essa palavra na prática, uma vez que ao invés de tentar em primeiro lugar se salvar. Começou a retirar as crianças que pode pela janela e quando não deu mais para salvá-las, morreu abraçada com as mesmas em um ato de amor incondicional e de proteção para com seus alunos.

Em 4 de abril de 1986, na Colônia São Miguel, em Joaquim Távora, enquanto lecionava, o botijão de gás que Maria utilizava em um fogareiro para preparar a sopa para o lanche de seus treze alunos, posicionado na única porta da escola, transformou-se acidentalmente em um lança-chamas, que acabou por incendiar a sala da escola, a qual era feita de madeira. No entanto, a professora, com o fim de salvar seus alunos, se recusou a deixar o local, conseguindo assim passar as cinco crianças menores pela janela, mas as outras oito não. Maria Beruski morreu carbonizada junto dos últimos oito alunos e entre os escombros da sala foi encontrado seu corpo, abraçada com as crianças.[4] Além da professora, as vítimas fatais eram: Tereza Luiz Rosa, de 13 anos, Carlos Luiz Rosa, de 11, Amaury M. de Queiroz, 9, Lucélia Glomba, de 8 anos, Lucimeire Borandelik, 8, Salomão Bachtich, 8, Laert Luiz Rosa, 7, e Alexandra Marim[5], de 7 anos.[6] Como o desastre teve grande impacto na região, os moradores locais começaram a orar pelas vítimas e pedir sua interseção, em culto privado, criando, dessa forma, um vínculo religioso de devoção e santidade popular, sobretudo em torno de Maria Aparecida Beruski. (Wikipédia 2023)

Maria Aparecida Beruski (Santa Tita)
O relato a seguir é interessante:

"A escola era como se fosse um salão. De repente, a botija explodiu e as chamas se espalharam muito rapidamente. O calor era insuportável. Eu era um garoto muito ligeiro e consegui sair por uma pequena janela. Já do lado de fora, puxei outros colegas. Mas, infelizmente, não foram todos que conseguiram fugir'', relembra o agricultor Celso Leonel Carvalho. Na época, ele tinha 12 anos e foi a primeira das cinco crianças que conseguiram se salvar.  (Blog Universo Ucraniano)

''Ela tinha 27 anos. Era uma pessoa muito bondosa. Amava seus alunos. Já faz algum tempo, mas para nós parece que a tragédia aconteceu ontem. Minha sobrinha deu a vida por seus alunos. Vendo o prédio pegar fogo, ela preferiu ficar com as crianças, ajudando a salvar algumas, do que fugir das chamas. É uma mártir, mas agora o nosso bispo quer canonizá-la'', comenta Maria Miskalo. (Blog Universo Ucraniano)


Túmulo de Maria Beruski e seus alunos.

Início da glorificação

Após sua morte, Maria passou a ser localmente venerada como uma mártir, tanto por seu extremo exemplo de amor como pelos milagres que foram relatados em seu túmulo, em Joaquim Távora. Em 2007, Dom Jeremias Ferens relatou que sua diocese havia reunido diversos relatos de milagres em uma hagiografia, entre eles os casos de uma pessoa curada de alergia e de uma criança que tomou querosene por engano e escapou da morte, e planejava encaminhar o processo de sua glorificação junto com o das oito crianças que morreram com ela, o que faria dela a primeira santa ortodoxa latino-americana formalmente glorificada, a ser comemorada no dia 4 de abril. (Wikipédia 2023)

Pe. em visita ao sepulcro
Assim sendo, levando em consideração a devoção do povo, a Igreja Ortodoxa deu início ao seu processo canônico internamente em 2005 e, em 2007, foi concluído um dossiê de treze páginas, escrito pelo seminarista Fabio Lins, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, e este documento enviado para o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla para o início do processo de canonização, de modo que a resposta final era prevista para demorar de um a três anos.[4][7] O dossiê contém informações coletadas entre 11 e 14 de outubro de 2005, em Joaquim Távora, sendo estas relatos de testemunhas que falam sobre a vida de Maria Aparecida, preces e anotações da mesma, além de serem apresentados nele as interseções e milagres da possível santa.[7]

O bispo local da Igreja Ortodoxa Ucraniana da América do Sul, Dom Jeremias Ferens, declarou, em sua entrevista para a Revista Mundo e Missão que, dentro da Igreja Ortodoxa quem elege alguém como santo ou santa é, primeiramente, o povo, não a hierarquia eclesiástica, como vista na Igreja Católica. O eparca continua sua entrevista afirmando ainda que a população local de Joaquim Távora, que conviveu e conheceu Maria Aparecida Beruski, atesta sua vida de santidade e seu ato heroico. Sendo assim, esse foi o primeiro passo para a iniciação do processo canônico de Tita na Igreja Ortodoxa, a aclamação popular. (MELNIK 2017)

No intuito de reforçar a santificação e reconhecimento de Tita para conclusão do processo canônico, está localizado na Igreja Ortodoxa Ucraniana São Demétrio, um ícone feito pelo pintor Michel Kapelhuk, em 2004.(MELNIK 2017)

Caso queira se aprofundar mais recomento um interessante Estudo sobre o processo de canonização de Santa Tita. 

                                                                        

                                                                        Adendos


A Igreja Ortodoxa Ucraniana é uma tradição cristã com mais de mil anos de história na Ucrânia. Ela segue a liturgia e as práticas ortodoxas orientais, com uma hierarquia de bispos e paróquias organizadas em dioceses. Recebeu autocéfalia (independência) em 2018, sendo influente na identidade cultural e política do país.

Melnik 2017 afirma que Maria Aparecida Beruski está no processo de canonização pela Igreja Ortodoxa, ou seja, ainda não é santa pelas diretrizes oficiais dessa instituição. 

Não encontrei informações atualizadas sobre se o processo de canonização foi concluído ou não.

Infelizmente, segundo Melnik (2017) o dossiê do processo do processo de canonização não permite acesso público.


Referências:

https://tcconline.utp.br/media/tcc/2018/10/O-PODER-DA-RELIGIOSIDADE-POPULAR.pdf

https://ucrania-mozambique.blogspot.com/2007/10/ucraniana-primeira-santa-da-amrica.html

https://www.johnsanidopoulos.com/2018/04/maria-berushko-of-brazil-and-eight.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Aparecida_Beruski


Correio de Notícias
5/4/1986