sábado, 30 de junho de 2018

Vale da Pirambeira - Joaquim Távora-PR


Adjacente à Rodovia Parigot de Souza, (PR-092), mais especificamente entre os Kms 329/330, a menos de quinhentos metros da cidade se localiza um cânion natural de grande beleza cênica. São ao todo cinco quedas de água, sendo três bem próximas umas das outras. Há também um túnel de pedras natural, uma pequena gruta, pedras imensas, formando cenários incríveis, entre outras coisas, inclusive vegetações interessantes. Infelizmente apenas uma cachoeira não está poluída, isso porque é um pouco mais afastada das demais. Já foi realizado projeto de lei de iniciativa popular para despoluir o local e o transformar em parque ecológico de visitação. Foram conseguidas 1160 assinaturas de eleitores tavorenses e entregue o projeto ao poder executivo. Aguarda-se definição do poder público a respeito. É uma pena que tal joia da natureza esteja negligenciada e maltratada com poluição e descaso. Poderia o Vale da Pirambeira ser um atrativo turístico da cidade e um local de passeio para os tavorenses, caso fosse investido um pouco na elaboração de trilhas e mirantes. Mesmo com as águas poluídas, vale muito a visitação, pois as belezas existentes no local amenizam um pouco o cenário caótico de poluição. Um dia esta realidade mudará e será criado o Parque Vale da Pirambeira!

Ps. Há muitas belezas no Vale da Pirambeira que não foram colocadas aqui, portanto, recomendo que conheçam pessoalmente.





















quarta-feira, 27 de junho de 2018

A Mãe de Joaquim Távora - JT-Paraná

Escondida em um local do Vale da Pirambeira há uma imensa Figueira, também conhecida como Gameleira, que pelo seu tamanho e diâmetro deve ter mais de quinhentos anos de idade. Por ser tão antiga e resistente foi apelidada de "A Mãe de Joaquim Távora" numa referência de que ela é o ser mais antigo destas paragens, mais antiga do que o próprio Pedro Alves Cabral. A árvore é deslumbrante, só de contemplá-la já nos vem a emoção e a imensa vibração positiva que dela emana. Para os que respeitam e amam a natureza, é uma experiência gratificante conhecê-la.


A LENDA DA FIGUEIRA GIGANTE

O falecido Horácio Terra narrava uma história de que bem no lugar onde hoje é a prefeitura de Joaquim Távora havia uma Figueira gigantesca, que seus galhos cobriam um alqueire paulista de terra e que para derrubá-la, foram gastos mais de trinta machados. À primeira vista parece exagero esta lenda ou fato, mas quando se conhece a "Mãe de Joaquim Távora", podemos notar que talvez não seja tão absurda a narração assim. Além disso, no Canadá, por exemplo, existem as Sequoias Gigantescas, algumas possuem mais de três mil anos de idade. Além dessa lenda existem relatos que havia outra Figueira enorme no bairro Vila Nova, que embaixo dela eram feitos rituais e despachos. Também há mitos ligados ao Corpo Seco que estaria amarrado a uma Figueira e que quem passasse por aquele caminho apanhava de um ser invisível. Temos ainda o nome de um grande Monumento Natural Municipal a Serra da Figueira. Portanto, esta espécie de árvore faz parte de muitos mitos e lendas tavorenses e não é coincidência que a árvore mais antiga existente neste Município e quem sabe no Norte Pioneiro inteiro seja uma Figueira. Porquanto, saudemos a Mãe de Joaquim Távora.

Assista a reportagem da RPC com Leo Portioli Estúdio C






Trincheira de Pedras - Joaquim Távora-PR

Em uma parte do Vale da Pirambeira, mais especificamente na propriedade do Peixinho Leiteiro, há resquícios de uma trincheira de pedras. A explicação é que durante a revoluções de 1930 e a revolução de 1932 a população, com medo do levante, se refugiou no Vale da Pirambeira e em imediações, construindo uma trincheira de pedras para se proteger. Algumas pessoas, como por exemplo, José Balestra e Sandro Almeida, afirmam que existiam também duas trincheiras em forma de círculo, porém devem ter sido soterradas. O fato é que ainda há sinais dessa suposta trincheira de pedras, mas com o tempo, certamente, se nada for feito para preservação, desaparecerá nas areias do tempo, motivo pelo qual faço aqui o registro.









Gruta do Grotão e Caverna do Vitão - Tomazina-PR


Duas belíssimas cavernas no bairro do Grotão e uma no Sítio do Vitão, mais próxima à cidade. Ao que tudo indica, pelos sinais encontrados no local, a caverna do Vitão, como é chamada pelos populares, é resultado de uma escavação e/ou mineração. A trilha é precária. Poderia o Município inserir as cavernas num projeto turístico.




Salto Cavalcanti e Salto Santa Maria - Tomazina-PR

Duas cascatas no rio das Cinzas, a primeira é a maior em volume de água e em largura de todo o Norte Pioneiro do Paraná. Sendo já um grande atrativo turístico do Município que merecia investimentos. O Salto Sta. Maria embora um pouco menor, não deixa a desejar em beleza e se localiza mais próximo à cidade, um pouco acima das corredeiras. São dois pontos que merecem ser conhecidos e vale a visita, principalmente no verão para aproveitar um banho.



Gruta da Vertosa - Joaquim Távora/PR

No bairro Água Verde, nas imediações da Serra da Figueira encontra-se este local, que é conhecido pelos populares como "Vertosa". Elementos químicos sedimentares, trazidos por uma nascente de água que verte da Serra da Figueira foram sedimentando uma espécie de rocha em formação, que pode ser calcário ou arenito. Essa formação é relativamente grande e acabou formando duas pequenas grutas em que é possível entrar e atravessá-la, contudo, o teto da gruta é baixo e é o lar de inúmeros morcegos.
Interessante também frisar que um pouco acima da Vertosa, no meio de um espinhadeiro, segundo populares, seria a prisão do Corpo Seco do Capitão Miguel Dias. (lenda popular tavorense com muitas facetas).
Um local que envolve o misticismo da lenda, além de proporcionar o conhecimento de uma gruta e de formações rochosas em plena formação. Recomendo aos aventureiros.
































Cachoeira do Aristeu - Ibaiti-PR

Mais alta do Norte Pioneiro do Paraná, esta cachoeira salta aos olhos e emociona pela imponência e beleza que a compõe. Incrível.


Recomendo a todos.

Parque da Mina Velha - Ibaiti-PR

O parque contém túneis de uma antiga mina de extração de carvão e duas lindas cachoeiras. Há trilhas que facilitam a caminhada, entretanto, a manutenção deixa a desejar. De qualquer forma, vale muito conhecer.







Ribeirão Pinhalzinho - Joaquim Távora- PR

Nascido próximo ao distrito de São Roque do Pinhal, (vulgo, Corujá) o Ribeirão Pinhalzinho antigamente era frequentado por pescadores e por banhistas, sua foz encontra o rio Jacaré, um pouco mais abaixo. As fotos abaixo foram tiradas em época de seca (maio de 2018), entretanto, o rio ainda, incansavelmente, vertia suas águas eternas.



Local do encontro com o Rio Jacaré