segunda-feira, 20 de abril de 2020

A obra de Kekuno Warikoda - Chácara do Buda - Guapirama/PR




No final da década de sessenta Kekuno Warikoda, imigrante japonês, dizendo haver recebido uma missão espiritual, construiu em sua chácara um jardim com mais de trinta esculturas, remetendo ao budismo, xintoísmo e ao catolicismo, visto que era católico. Devido a velhice o criador vendeu a chácara e mudou-se para Mogi das Cruzes/SP, passando a residir com os seus filhos, tendo sido relatado que naquela cidade fez réplicas das estátuas que houvera construído em Guapirama. Faleceu em 1993.

Foto: Marcos Almeida
Quando a chácara pertencia a Warikoda, havia visitações ao local,  inclusive de outras cidades.  Havia também promoções de festivais culturais com apresentações típicas de cultura japonesa, inclusive culinária.

A motivação por trás da obra

Após a venda da chácara, o Jardim do Buda caiu no abandono. Embora em 2000 um movimento popular tenha tentado revitalizar o local, não houve continuidade, nem investimento público.

Atualmente está em total abandono, em meio a plantações de soja e/ou milho.

Numa época em que o turismo está em pauta, a Chácara do Buda poderia ser um incremento no turismo regional, aliando ainda à história da colônia japonesa, que existia naquela cidade.

Documentário Visionários

Porém, não  há qualquer interesse por parte do Município de Guapirama.


Vídeo com fotos


É uma lástima, pois, com pouco investimento, Guapirama teria um atrativo turístico interessante e de qualidade, que poderia se interligar secundariamente com a Rota do Rosário.


Foto: Marcos Almeida

Curiosamente, segundo o criador , após a sua morte o jardim deveria ser totalmente abandonado.

A lição maior que se deixa disso tudo é que pelo sonho/missão/ação de um único homem, se criou algo relevante para muitas pessoas, para a cultura e para o turismo.

Realmente a obra de Kekuno Warikoda é uma fonte de inspiração. 

Se você for observador, verá que a imagem de Jesus e de Nossa Senhora tem rostos japoneses.

Reportagem folha de Londrina 2013



ESPECULAÇÃO

Ouso dizer que tive a impressão de que se tratava, em certo modo, de auto retrato de Kekuno, com vistas a dizer algo nas entrelinhas, em relação a ele mesmo, seus sentimentos, família, realidade. e espiritualidade. Talvez foi por isso que ele dissera que o Jardim deveria cair no esquecimento, pois, pode ser que não quisesse que algumas impressões fossem reveladas. Deixo claro, porém, que estas são especulações de minha parte. Contudo, talvez estimule alguém à pesquisa.

Videoclip banda Esteróide Grego na Chácara do Buda



Foto: Marcos Almeida
Foto: Marcos Almeida
Foto: Marcos Almeida











Nenhum comentário:

Postar um comentário