quarta-feira, 8 de abril de 2020

A FALSA ILUSÃO DAS REDES "SOCIAIS"


Redes sociais dão a ilusão de que sua voz realmente importa, entretanto, isso não é verdadeiro. O máximo que você conseguirá é encontrar alguém que tenha alguma similitude com seus pensamentos. Porém, a verdade: quem discorda de você jamais ou raramente mudará seu ponto de vista, isso porque defende uma posição parcial, apaixonada, sem levar em conta uma análise profunda daquilo que é razão e daquilo que é emoção.
Parcial apaixonada significa o entendimento que você mantém em função de paixões de primeiro nível, as quais são impedimentos para o entendimento superior. Por exemplo, você não gosta de determinado   político... Esse não gostar jaz entranhado em você de maneira que mesmo que essa pessoa intragável passe a realizar alguma ação ou ato digno de assimilação e aplausos, você não admitirá que aquela atitude foi nobre ou louvável.
Ao invés disso prosseguirá com o sentimento pessoal, negativo, dominando seus pensamentos, subjugando a razão, a lógica e a imparcialidade.
As redes sociais estão cheias disso. Sem generalizar, há infinidade de interlocutores tendenciosos, comentários desrespeitosos e parciais. Tais glosas não acrescentam nada, não contribuem em nada.
Ilusão pensar que redes sociais disseminam informação com qualidade, se fosse assim, haveria consenso ao menos com os fatos; não há, ao contrário, há uma explosão proliferante de egos rasos.
Opiniões apaixonadas no sentido acima explicado não podem produzir conhecimento que vá se reverter em avanço pessoal e coletivo. Então, nas redes sociais (sem generalizar, é claro) manifestam-se as qualidades inferiores do ser humano. Nada além do interesse próprio, sarcasmo, desdenho e de entretenimento que não traz crescimento ético, mental ou espiritual.
O que você deveria fazer então para escapar dessa realidade frustrante/horripilante de lesa mente? Talvez buscar outras formas, outras redes, outros locais, enfim, outras maneiras de se relacionar. Para que suas relações sociais tenham qualidade no sentido literal da palavra e, mais que isso, que seus atos possam ser espelho ético para pessoas que querem trilhar um caminho de evolução constante, inspirando-as.



Nenhum comentário:

Postar um comentário