domingo, 14 de setembro de 2025

Sebastião de Lima: O vendedor de hinos e o Norte Pioneiro do Paraná


Sebastião de Lima. Acervo o Rádio do Paraná.

Sebastião de Lima (Miraí/MG, 1918 — Curitiba/PR, 1996) foi maestro, militar e compositor — alguém que transitou entre a música popular e a música cívica com naturalidade. Ainda jovem atuou no Rio de Janeiro no meio do rádio e da cantoria popular; entre suas composições de relativo destaque está a parceria “Brasil, Brasil Brasileiro” (em coautoria com Henrique Almeida) — uma canção que o ajudou a ganhar projeção nacional antes de se fixar no Paraná.

Com a transferência para Curitiba pela Aeronáutica, Sebastião encontrou no interior do Paraná um campo aberto: prefeitos e comunidades buscavam hinos que representassem suas histórias e símbolos. Ele transformou isso em seu ofício — compôs letra e melodia para mais de uma, centena de hinos municipais ao longo da vida, isso apenas no Paraná. Em outras palavras, além de artista, tornou-se um vendedor de hinos profissional que oferecia às cidades interioranas a possibilidade de um símbolo musical oficial composto por alguém com o currículo de ter composto um sucesso nacional. Aliás Sebastião já compões hinos para times de futebol, como Coritiba, Pinheiros e Paraná

Do ofício à “venda de hinos”

A expressão pode soar dura, mas descreve um fato prático: Sebastião trabalhava em escala. Viajava, recebia encomendas, adaptava textos e melodias e entregava hinos prontos para serem institucionalizados. Para muitos municípios isso foi conveniente — um compositor experiente entregando uma peça formal e cantável. Para Sebastião, foi também uma forma estável de sustento e presença cultural no estado.

 

O alcance no Paraná e no Norte Pioneiro

No Paraná, a produção de Sebastião de Lima é vasta. Registros e arquivos apontam que mais de uma centena de hinos lhe são atribuídos, embora o número exato varie conforme a fonte. Essa trajetória mostra como sua influência se espalhou por todo o estado, marcando a identidade cívica de inúmeros municípios.

No Norte Pioneiro, composto por 46 municípios, Sebastião de Lima é reconhecido como autor ou coautor de hinos em 14 cidades, representando aproximadamente 30% da região.

Entre os municípios identificados estão: [JOAQUIM TÁVORA], [SANTANA DO ITARARÉ], [JABOTI], [SÃO JOSÉ DA BOA VISTA], [BARRA DO JACARÉ], [CONSELHEIRO MAIRINCK], [CURIÚVA], [CONGONHINHAS], [ITAMBARACÁ], [WENCESLAU BRAZ], [LEÓPOLIS], [SANTO ANTÔNIO DO PARAÍSO], [SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA], [SÃO JERÔNIMO DA SERRA].

A adoção desses hinos ocorreu principalmente entre as décadas de 1960 e 1980, período em que Sebastião de Lima estava mais ativo na composição de hinos municipais. Apesar do legado expressivo, informações detalhadas sobre a autoria e história de cada hino ainda são escassas, mesmo nos sites oficiais dos municípios. Muitas vezes, é necessário recorrer a gravações, programas culturais e arquivos independentes para resgatar essa memória musical.

A crítica do “autoplagio”

Com tanta produção, veio a crítica. Observadores e jornalistas notaram que muitos hinos assinados por Sebastião repetem versos, imagens e fórmulas: expressões como “terra querida”, “filho teu”, referências ao progresso, à natureza e ao pioneirismo aparecem com frequência e, por vezes, de forma muito semelhante em composições diferentes.

Isso gerou a acusação — mais cultural do que judicial — de autoplagio: não no sentido estrito de crime, mas como questão estética e ética criativa. A pergunta que fica é simples e cidadã: um hino municipal deve ser uma peça única, enraizada na singularidade daquela cidade, ou aceitaremos versões padronizadas que servem ao propósito simbólico de forma rápida e econômica?

Um legado dúbio e valioso

Sebastião de Lima deixou um rastro musical que é ao mesmo tempo generoso e controverso. De um lado, muitas cidades ganharam um hino para cantar em festas, escolas e cerimônias — um ganho concreto para a vida cívica. Do outro, a repetição de fórmulas chama governos locais e comunidades a pensar mais sobre participação, identidade e autenticidade cultural.

 Saiba mais

 Folha de Londrina 2015

As enfermeiras e os hinos de Sebastião Lima

Última Estação

Ouça os hinos dos Municípios do Norte Pioneiro compostos por Sebastião Lima

Joaquim Távora

Santana do Itararé

Jaboti

São José da Boa Vista

Barra do Jacaré

Conselheiro Mairink

Curiúva

Congonhinhas

Itambaracá

Wenceslau Braz

Leópolis

Santo Antônio do Paraíso

São Sebastião da Amoreira

São Jerônimo da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário